Telefone

12 3897-5660

E-mail

contato@fundacc.sp.gov.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h30

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e o Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) apresentam ‘Semana do Meio Ambiente – Mostra de Cultura e Sustentabilidade’, de 7 a 11 de junho, às 20h, pelo Facebook (facebook.com/Fundacc e facebook.com/conselhoculturacaragua).

A mostra é composta por conteúdos diversos contemplados pela Lei Aldir Blanc em Caraguatatuba e é realizada em comemoração ao Mês do Meio Ambiente e Ecologia.

Seguindo a programação, a primeira exibição, que será realizada na segunda-feira (7), é do videoarte ‘Guardiões da Floresta: O encontro de Porá’, por Gabriela Marotti. Neste vídeo, os guardiões investigam os caminhos do lixo descartado no Rio Juqueriquerê e se deparam com diversas aventuras e lendas, como as dos mestres daquele lugar que são os guardiões das Memórias.

Na terça-feira (8), é a vez de ‘O Segredo das Mandalas de CD’, por Elliotty Caetano Marto. Durante este encontro, serão abordadas técnicas de confecção e produção das peças. O público alvo são pessoas maiores de 18 anos com interesse em aprender e comercializar peças produzidas com esta técnica, visando assim multiplicar o conteúdo adquirido como artesão e empreendedor para que outros possam se beneficiar deste conhecimento.

Quarta-Feira (9), Catarina Dantas apresenta as metodologias de ensino prático do ‘Papel Artesanal com fibras naturais’. Segundo Catarina, “este encontro tem como intuito gerar conhecimento e valorização do trabalho artesanal e reciclado”.

Walter Luis David Reis apresenta, na quinta-feira (10), o workshop ‘Olhar Digital com Foco na Cultura Caiçara – Arte em taboa’, que busca disponibilizar o conhecimento de obras e peças, possibilitando a capacitação e aprendizado em confecções artesanais como meio de economia criativa.

Na sexta-feira (11), será apresentado o conto caiçara ‘A Muçurana’, por Fernando Dragone Pessoto. O ato é um resgate cultural de contos, tradições caiçaras, junto à tecnologia. Elaborado e estimulado para que a população jovem entre em contato com a riqueza cultural caiçara, também trazendo de volta a memória dos antigos moradores e familiares, as lembranças e contos que muitos já contaram.

Posts Relacionados