Telefone

12 3897-5660

E-mail

contato@fundacc.sp.gov.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h30

A Cia. Repentistas do Corpo apresenta o espetáculo online ‘Corpos Brasileiros’, neste sábado (15), às 20h, pelo Youtube (https://youtu.be/MrOFfoW8oOE). Além do espetáculo, a equipe de criação do grupo realizará um bate papo com o público após a apresentação, que ocorre em comemoração aos 20 anos da companhia.

O espetáculo ‘Corpos Brasileiros’ é inspirado nas influências e confluências entre as culturas indígena, portuguesa e africana que tomaram lugar no Brasil e moldaram sua força motriz.

Segundo o grupo, o recorte principal desta obra está na ginga, na quebra e no contratempo presente na música e, consequentemente, na maneira de dançar do brasileiro. Estas características são fruto da sonoridade sincopada dos ritmos brasileiros; onde o Baião, o Samba, o Côco, o Ijexá e o Maracatu expõem as batidas e as marcas deste choque cultural.

Os artistas da Cia acrescentam a este contexto as memórias afetivas de suas famílias e as misturas de raças que ocorreram em seus microuniversos para transformá-las em texto poético que dialoga imediatamente com o imaginário e as realidades do público.

A trilha sonora, composta especialmente para o trabalho, serve como barro do chão para revelar a sofisticação e a exuberância das matrizes culturais de que somos fruto. Química humana, carregada de memória, usando o corpo como instrumento para refazer esta energia ancestral que se traduz em movimentos, sensações, gestos, palavras, músicas e brincadeiras nos corpos brasileiros.

Sobre a Cia. Repentistas do Corpo

A Cia. Repentistas do Corpo, fundada em 2001, tem sua linha de investigação focada na prática da mistura entre a dança, o teatro, a música e a percussão corporal em movimento, buscando possíveis pontos de convergência e fricção entre estas linguagens.

Para o diretor artístico do espetáculo, Sérgio Rocha, a importância do trabalho da Cia. no cenário artístico brasileiro vem da singularidade desta proposta de concepção cênica. A inspiração para os espetáculos construídos ao longo de 20 anos de trabalho flui das diferentes manifestações da cultura brasileira, levando em conta os elementos que formam a identidade dessa cultura; especialmente a literatura, a música e as festas populares.

Posts Relacionados