Os bailarinos do Balé Jovem e da Escola de Bailados de Caraguatatuba, foram os grandes campeões em diversas categorias no V Festival ‘Todas as Danças’, em São Sebastião, ocorrido de 6 a 11 de maio, no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico.
O evento contou com mais de 300 coreografias em Mostras Competitivas e Não Competitivas, estando os bailarinos da Escola de Bailados no pódio nas seguintes categorias: 1º Lugar Variação Masculina – Solista Lucas Garcia- Remontado por José do Amaral; 2º Lugar Variação Feminina- Solista Mayara Rivello – Remontado por Júnior Silva; 1º Lugar Conjunto contemporâneo – Voo Livre – Coreografo Júnior Silva – Ensaiadora Juliana Thomé; 1º Lugar Conjunto Clássico Livre – Concerto para Lecocq- Coreografa Paula Firetti – Ensaiadora Juliana Thomé; 1º Lugar Conjunto de Repertório- Remontagem Júnior Silva – Ensaiadora Juliana Thomé.
Segundo o assessor técnico de dança da Fundacc, o bailarino e coreógrafo Júnior Silva, a participação dos bailarinos da nossa cidade em festivais de dança é de grande importância, pois, serve de termômetro para saber se os caminhos escolhidos estão seguindo ou não, o rumo certo. “Para nós, participar de eventos de qualidade e com jurados de renome é muito importante. Todos os comentários do júri falavam sobre como é nítido o trabalho de base e formação que a escola está realizando com os alunos e essas falas valem mais do que mil troféus. Todo trabalho é fruto do esforço e da dedicação da nossa equipe. Parabéns aos nossos professores Elisa Venâncio, José do Amaral, Juliana Thomé e Sophia de Paula”.
O corpo de jurados do Festival foi composto por personalidades de grande expressão nos meios artísticos da dança nacional e internacional, como a coreógrafa e professora de jazz, Cristina Cará; a bailarina, professora e coreógrafa, Adriana Roda; a coreógrafa, diretora cênica e bailarina contemporânea, Lili de Grammont; a diretora artística, coreógrafa e professora, Fernanda Fiuza; o coreógrafo e diretor Henry Camargo e o coreógrafo, professor e dançarino, Eliseu Corrêa.
O evento reuniu mais de 1.500 bailarinos e bailarinas e 35 grupos representando diversas cidades do estado de São Paulo como Paulínia, Cordeirópolis, Guaratinguetá, São José dos Campos, São Paulo, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, além de São Sebastião, contando também com participantes de municípios de outros estados como Blumenau (SC) e Rio de Janeiro (RJ).
” Tenho muito orgulho de estar gestora deste projeto incrível. Nossa Escola de Bailados oferece ensino gratuito de muita qualidade, possibilitando o aprimoramento profissional na dança dos bailarinos jovens da nossa cidade. A premiação foi muito merecida e todos da Fundacc estão muito felizes com essa premiação e reconhecimento”, destaca Malu Baracat, presidente da Fundacc.
O Balé Jovem de Caraguatatuba é o grupo oriundo dos aprendizes da Escola Municipal de Caraguatatuba e visa à formação técnica e artística dos jovens da cidade. Já a escola de Bailados é um programa de formação em dança mantido pela Fundacc e que tem como objetivo formar intérpretes-criadores da dança capazes de atuar e contribuir para o desenvolvimento cultural do país.