O Festival Felino Preta está com inscrições abertas para interessados que queiram compor sua programação de apresentações online. As inscrições devem ser feitas até 25 de maio pelo formulário: https://forms.gle/ut62TpUtzC9FqV3q6.
Serão selecionados 20 participantes que vão receber premiação de R$ 500. Além disso o vídeo mais votado pelo júri popular receberá prêmio de R$ 1 mil. Lembrando que os candidatos só poderão concorrer com um vídeo. As apresentações serão realizadas de 5 a 14 de junho no Youtube.
O Festival é organizado pelo Ponto de Cultura Associação Felino – Frente de Arte e Cultura do Litoral Norte’, que foi contemplado pelo programa ‘Cultura Viva’, por meio do edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
O objetivo do festival é gerar renda e dar suporte para artistas e ativistas das culturas negras como forma de geração de renda e redução dos impactos econômicos do isolamento social causado pela prevenção de contágio do novo coronavírus (Covid-19).
Os vídeos inscritos devem ter duração mínima de três minutos e máxima 60 minutos, com temáticas que tragam a reflexão sobre a negritude, estimulem o empoderamento e a emancipação, reforcem a autoestima e a construção simbólica da população negra contribuindo para o desenvolvimento e ampliação das perspectivas culturais e artísticas de “pretas e pretos”.
Segundo a organização do festival, “buscamos conteúdos de todas as linguagens artísticas, produzidos em diferentes formatos, gravados em vídeo e disponíveis em plataformas digitais”.
Das propostas em vídeo, serão escolhidas 20, sendo 10 do Litoral Norte e outras 10 das demais regiões e Estados do Brasil.
As atividades da primeira fase do festival serão a exibição de dois vídeos por dia e debate com seus criadores e personalidades convidadas por meio de transmissões ao vivo.
Os vídeos permanecerão na playlist do canal YouTube e passarão para a segunda fase, que consiste na seleção do júri popular que escolherá o melhor vídeo por meio de votação direta após a exibição de todos os conteúdos.
A organização do festival ressalta que sua realização cria um espaço de visibilidade para os saberes e fazeres artísticos e culturais e busca alcançar artistas que retratem, vivenciem e multipliquem diversas vertentes da ‘cultura Preta’, bem como música, corpo e discursos da alma.
“O fortalecimento de uma forma do pensar proveniente dessa cultura enquanto resistência é urgente nos dias incertos em que vivemos, principalmente no que tange o significado de comunidade, o olhar da pluriversalidade e o entendimento profundo do termo Ubumtu (eu sou hoje, porque eu fui meus antepassados ontem e serei minha continuidade amanhã), ‘Eu sou, porque nós somos’”, diz a organização.
Cronograma do Festival Felino Preta:
Até 25/5 – Período de inscrições
26 a 31/5 – Seleção das propostas
1º e 4/6 – Divulgação dos participantes, contratação pagamento dos prêmios
5 a 14/06 – Realização do festival
15 e 16/06 – Votação do júri popular
17/06 – Premiação do vídeo mais votado pelo júri popular
Drielly Leite
Jornalista Responsável: Mara Cirino
Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com