A fotógrafa e fotojornalista Tabyta Yas lança a exposição online ‘Pra TOdxs!’, nesta terça-feira (27), ao meio dia, via Facebook: https://fb.me/e/1cgy0p2lx.
O projeto de exposição ‘Pra TOdxs!’ é elaborado com todo acervo autoral da fotógrafa, que realiza um estudo documental desde 2008, colecionando imagens únicas de grandes eventos, encontros, ações e projetos culturais de revitalização e de divulgação da cultura hip hop dentro das comunidades de São Paulo.
Segundo Tabyta, a exposição atua principalmente na valorização das mulheres na cena do grafite. Com a estética da fotografia documental, as imagens captadas mostram a presença feminina, que ainda é a minoria, na fotografia e, principalmente, quando se está atrelada a uma arte feita na rua. “O fortalecimento dessas ações contribui para a história documental do hip hop em São Paulo”, contou a fotógrafa.
Com um acervo imenso de imagens únicas e de grande impacto cultural e social, o projeto visa levar a exposição fotográfica para centros de apoio à mulher, como os CDCMs – Centros de Defesa e de Convivência da Mulher, e a lugares estratégicos para que o projeto possibilite a interação de novas experiências culturais e acesso gratuito à arte e à cultura, a partir das imagens, que tem um grande valor histórico e artístico.
“A exposição fotográfica consiste num trabalho inédito e poético que valoriza e incentiva a mulher na cultura hip hop na cidade de São Paulo. A concepção do projeto e todo o material imagético serão desenvolvidos de modo inédito, considerando as ações culturais e as histórias de cada artista que compõem o acervo para a exposição”, concluiu a fotógrafa.
Sobre Tabyta Yas
Tabyta Yas é fotógrafa documental e fotojornalista, formada em fotografia e comunicação digital, pós-graduada em gestão pública e projetos sociais pela USP Cepam, credenciada pela SECOM – Secretaria de Comunicação do Estado e professora das oficinas culturais de fotografia da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC). Ela é também proponente dos projetos sociais ‘Estação SP’ e exposição ‘Pra TOdxs!’.
Tabyta também participou como fotógrafa documental em projetos, como: 4km; 23 de Maio; Noite Ilustrada; MAAU; Graffiti Fine Art no Mube; MIS e no Memorial da América Latina.