A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza na quarta-feira (31), às 18h30, no Auditório Maristela de Oliveira, em sua sede, um workshop para orientar agentes de cultura da cidade a se cadastrar na plataforma do Mapa Cultural do município. Não há necessidade de inscrição prévia.
Em junho, o sistema entrou em operação e a ideia é que todo fazedor de cultura entre no Mapa e ali coloque as informações pertinentes à sua área de atuação, endereço para localização, telefone de contato, espaços, eventos e projetos. Com base nesses dados, será possível ter um inventário do total de artistas e sua arte que atuam em Caraguatatuba e planejar políticas voltadas a esse público.
Disponível no site da Fundacc (fundacc.sp.gov.br), o mapeamento colaborativo permite a gestores, cultureiros e a todos os cidadãos conhecer, compartilhar e participar da produção cultural no município.
A coordenadora de Projetos Culturais da Fundacc, Bruna Caldas, explica que a iniciativa incorpora nos processos públicos as lógicas da colaboração, da descentralização, do uso de dados abertos e da transparência.
A Fundacc alimenta a plataforma com informações sobre os equipamentos culturais, programações, eventos e editais oficiais, ao mesmo tempo em que estimulará e prestará assessoria para o autocadastramento dos agentes culturais (individuais ou coletivos) para que possam divulgar seus próprios dados e programações, se inscrever em editais e se articular em rede com outros agentes.