Para mostrar na prática o processo de aprendizado dos artistas que se dedicam ao teatro, o Núcleo de Teatro de Caraguatatuba (NTC) apresentou uma “aula show” na noite de 26 de maio, na XI Semana Cultural, no Instituto Federal Campus Caraguatatuba (IFSP). A atividade fez parte da programação do evento de quatro dias, que trouxe também outros temas como dança, cinema, artesanato, música, literatura, bem como abordou culturas populares, identitárias, tradicionais, urbanas, entre outras manifestações.
Durante a apresentação do NTC, os estudantes do Instituto Federal puderam acompanhar de forma dinâmica e artística um pouco do processo de estudo do teatro. Os jovens também tiveram a oportunidade de participar de alguns exercícios propostos e interagir com os atores e atrizes no palco.
Henrique Cardim, artista orientador da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) que desenvolve as aulas do Núcleo dentro do projeto “O teatro e suas potencialidades”, também explanou aos alunos sobre a profissão de ator enquanto conduzia as dinâmicas da “aula show”. “Eventos como este que levam aos estudantes os bastidores da vida do ator e o quanto é necessário dedicação são muito importantes para que o trabalho do artista seja cada vez mais valorizado e respeitado”, completa.
Já Juliana Ono, que é integrante do Núcleo, ficou entusiasmada ao ver a vontade dos jovens em conhecer o universo teatral. “Muitos alunos saíram do evento expressando interesse em fazer aulas de teatro. É muito gratificante ver que o que fizemos pode inspirar mais pessoas a ingressarem na carreira artística”, finaliza.
O Núcleo de Teatro de Caraguatatuba foi batizado oficialmente em maio deste ano em evento da Fundacc e é composto atualmente por 12 pessoas, que se reúnem no Polo Cultural do Sumaré às terças e sextas-feiras, das 19h às 21h. O Diretor de Cultura da Fundação, Heron Carrillo, explica que “o NTC é um processo formativo de aprofundamento nas artes cênicas que integra as atividades das oficinas, focado na produção, pesquisa, criação, especialização, por meio da democratização de acesso para a revelação de novos talentos”.
Mais informações sobre as Oficinas Culturais da Fundacc podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897.5660.