A 11ª Encenação da Paixão de Cristo de Caraguatatuba foi assistida por mais de 30 mil pessoas ao vivo e pela internet na Sexta-feira da Paixão. A Praça da Cultura, onde foi realizado o espetáculo, ficou lotada tanto na arquibancada como as que ficaram em pé ou sentadas no chão. Nesta edição, a cena do enforcamento de Judas foi uma das novidades.
Como ocorre há vários anos, a emoção tomou conta daqueles que acompanharam os últimos dias de Jesus Cristo na Terra, da sua morte à ressurreição. Quase 200 voluntários, atores e técnicos deram o brilho necessário à encenação e ganhou o gosto do público.
“Já assisto há pelo menos seis anos e não tem como não se emocionar. É muito real”, contou a analista de sistema Ana Clara Pereira, 32 anos, turista de São Paulo. Mesma opinião tem o morador de Caraguá, Luiz Antonio da Silva Martin, 24 anos, que trouxe a família para acompanhar os passos de Cristo. “Já vinha antes e acho muito importante as crianças conheceram a história”.
Aliás, foi comum ouvir crianças falarem do “Papai do céu” e ficarem felizes quando entenderam que ele não estava morto.
O diretor do espetáculo, Heron Carrillo, analisa que a encenação superou todas as expectativas em termos de participantes. “Só tenho a agradecer porque foi muito melhor do que esperávamos. Tudo saiu certinho, cada um deu o máximo de si. Estou muito feliz”.
Na avaliação da presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, “este foi um espetáculo grandioso, da forma como Caraguatatuba merece, por isso faço questão de agradecer a cada um que, com seu esforço, transformou a Paixão de Cristo em emoção”.
Presente na apresentação, o prefeito Aguilar Junior também fez questão de agradecer os integrantes da peça e adiantar que a ‘Paixão’ já faz parte do Calendário de Eventos de Caraguatatuba e por isso merece toda a atenção. “Ainda brincou com todos dizendo “quem sabe ano que vem não estarei aqui com vocês?”.
Novidades
Entres melhorias nos cenários e figurinos, este ano a Encenação contou com a participação do ator Giuseppe Oristanio, interpretando Herodes e que se disse encantado com o profissionalismo dos integrantes, a grandiosidade da peça e o amor que as pessoas têm pela apresentação. “É muito bonito e se der tudo certo, ano que vem estarei aqui novamente”.
Para quem acompanha anualmente a apresentação, uma das cenas marcantes do espetáculo foi o enforcamento de Judas, onde ele pode ser visto com seus fantasmas após ter traído Jesus Cristo.
Além da apresentação ao vivo na Praça da Cultura, este ano a Encenação da Paixão de Cristo foi transmitida pela internet pela AVP Produtora – https://www.facebook.com/Fundacc/videos/745325102337587/ e somente no momento da exibição foram 14.235 visualização, superando a marca de 2017 que foi em torno de 10 mil.
Foram feitos 542 comentários e 294 compartilhamentos. “Muito emocionante e inexplicavelmente. Surreal”, comentou Silvana Alves Santos. “Mais uma vez a Fundacc de Caraguatatuba nos surpreende com este maravilhoso espetáculo de Jesus. Parabéns a todos que fazem parte das cenas”, registrou Eulália Silva. Já Robson Cruz comentou: “Vocês têm noção do quanto é difícil fazer uma encenação dessa? Tá muito real, muito bem montado as imagens, áudios, figurinos, tudo, tudo. Parabéns!”.