O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros recebe programação especial durante a 3ª Semana Nacional de Arquivos, realizada de 3 a 9 de junho em todo país, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos (9).
Este ano com o tema ‘Desenhando os Arquivos’ foram preparadas atividades como Rodas de Conversa sobre a cultura regional e exposição de fotos que retratam as mais diversas expressões artísticas e eventos culturais feitos pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba ao longo dos anos.
A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca o objetivo do arquivo na preservação da história de Caraguatatuba. “Apoiamos essa semana como forma de manter viva e contar a nossa história”, diz Silmara.
Na segunda-feira (3/6) o Arquivo inaugura em seu saguão a exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’, um acervo de fotografias datadas desde as décadas de 40 e 50 até os dias atuais. Dentre as fotos expostas têm retratos do Carnaval de Antigamente, escolas de samba de Caraguá, capoeira, samba de roda, moçambique e muito mais.
Para a historiadora do Arquivo, Denise Lemes, “o material que estará em exposição é uma verdadeira viagem no tempo sobre a cultura e os trabalhos que a Fundacc fez ao longo dos anos”.
A exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’ pode ser visitada de segunda a sexta-feira, até dia 12 de julho, das 8h às 18h, gratuitamente.
Além da exposição também será realizada a ‘Roda de Conversa – Herdeiros da Cultura desenhando seu espaço no Arquivo’, na terça (4) e sexta-feira (7), a partir das 18h30, no saguão do Arquivo.
O primeiro encontro, na terça-feira será ministrado por Pedro Caetano e tem o tema ‘A Fieira de Timbopeva e o Arquivo’, onde serão discutidos a cultura caiçara local, as diferenças e diversas formas de viver a cultura caiçara na atualidade e sua perpetuação.
Na sexta-feira, a Roda de Conversa será conduzida por Teresinha Marciano Costa com a proposta ‘A Zambô Movimento Negro e o Arquivo’. No encontro, serão discutidos temas como a cultura afro-brasileira, o movimento negro em Caraguatatuba e os trabalhos que a ONG – Organização Não Governamental Zambô vem realizando ao longo dos anos.
A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.
Nesta edição o evento propõe discussões sobre as estruturas, os processos e as entregas diretas das instituições arquivísticas para a sociedade e, desse modo, expressa conformidade com a declaração da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura, estabelecendo 2019 como o Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória.
3ª Semana Nacional de Arquivos
Exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’
Abertura: 3/6, segunda-feira
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Rodas de Conversa – Herdeiros na Cultura desenhando seu espaço no Arquivo
A Fieira de Timbopeva e o Arquivo – com Pedro Caetano
Dia: 4/6, terça-feira
Hora: 18h30
A Zambô Movimento Negro e o Arquivo – com Teresinha Marciano Costa
Dia: 7/6, sexta-feira
Hora: 18h30
Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro – Caraguatatuba (Saguão do Arquivo)